quarta-feira, 25 de maio de 2011

Máscaras Africanas

  Quem gosta de carnaval? Creio que todos gostamos, não?! Seja pelo feriado ou seja pelas festas, todos gostamos, de alguma forma,  dessa grande festa. Um dos elementos mais marcantes do carnaval, não apenas no Brasil, mas em diversas partes do mundo, são as máscaras, muito usadas nessa época.
   Dentro desse tema, o Clicar promoveu uma atividade em que trabalhamos com máscaras, mas as de um outro tipo e com uma outra finalidade. Pois, para quem não sabia, fica a informação de que seu uso  não se restringe apenas às festas carnavalescas. Muito pelo contrário!
   Durante uma pesquisa na internet encontramos muitas informações interessantes a respeito desse adereço e seus usos ao longo dos tempos. Quem ficou com vontade de aprender mais e quiser checar, clique aqui
   Mas como estava dizendo, nosso interesse estava voltado para um tipo de máscara em específico: as de origem africana. Isso porque, nas tribos que habitavam e em muitas que ainda habitam a África, as máscaras têm um significado todo especial. São extremamente importantes. Segundo a pesquisa que fizemos, são elas que estabelecem o contato entre os seres humanos e seus deuses. Podem ser associadas ao que, em nossa sociedade, chamamos de amuleto. Por isso, desempenham papel importantíssimo nos rituais religiosos desses povos.


     


   Encontramos uma página na internet em que fica bem clara a função da máscara nas sociedades africanas. Segundo os autores, elas são especificamente usadas em rituais de celebração de fecundidade, de iniciação(tipo o nosso batismo, sabe?) e funerais; uma vez que "fora dessas ocasiões, a máscara perde seu significado". 

  Lá na África, essas máscaras são feitas em madeira e se constituem, hoje em dia, como os objetos de maior valor dessas culturas, já que as caracterizam de forma única.
  Como no Clicar não somos artesãos especializados em madeira, recorremos a um site de artes muito bacana, em que retiramos ótimos modelos de algumas máscaras para as crianças pintarem. 

   Esse é o resultado:  

Segundo a autora do blog, essa máscara é da tribo lwalwa, do Congo, usada por homens em celebrações e rituais secretos.




                              

Já essa aqui, é característica da etnia Dan, da Costa do Marfim, é usada para proteção e comunicação com os espíritos.



 

Essa aqui é da etnia Punu, do Gabão. Representa a beleza da mulher e só opde ser esculpida por homens.




  

   Nesse mesmo site, ficamos sabendo que um grande pintor do século XX, Pablo Picasso, ao pintar "As damas de Avignon", um dos seus quadros mais famosos, se baseou nas máscaras dos povos africanos para criar os rostos das personagens que retratou:  


  Assim vai ficar mais claro:


Perceberam?

Um viva à cultura africana, sempre nos encantando!
     



5 comentários:

  1. google help na veia birlllllllll!

    ResponderExcluir














































  2. vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvveeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeerrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrryyyyyyyyyyyyyyyyyyttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttt eu sou o anonimo voce nao e o anonimo

    ResponderExcluir
  3. https://www.youtube.com/watch?v=3KG_Gspy0SI

    ResponderExcluir
  4. v cccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccc cccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccc

    ResponderExcluir