quarta-feira, 17 de junho de 2009

Oficina de Artes: Releitura

“As pinturas podem fazer pelos analfabetos o que a escrita faz pelos que sabem ler.” (Papa Gregório Magno - citado no livro “A arte de ver a arte”)

Releitura é fazer uma nova pintura baseada em uma obra anterior de um artista, e leva a sua interpretação daquilo que vê e é claro, conta com o uso de criatividade. Porém, ao recriar uma obra não é necessário que usemos as mesmas técnicas do artista original, o mais legal nisso é que ficamos livres para reproduzir a obra utilizando outros materiais além da tinta, como colagem, fotografia e até escultura!

A releitura não é uma técnica aplicada apenas na educação. Há vários casos de grandes pintores que a utilizaram para se aperfeiçoar, homenagear seus mestres ou mostrar sua preferência por alguma obra. Imitar os melhores e recriar seus trabalhos são atividades presentes na obra de qualquer artista.

Aqui no Projeto Clicar a atividade de releitura possuiu um enorme valor educativo pois nossas referências foram os livros de arte que temos aqui e ao mesmo tempo em que procurávamos por obras para representar pudemos ler e aprender sobre os artistas. O resultado foi surpreendente!!!




"Os filhos do Dr. Linde" de Edvard Munch


"Retrato com a linha verde" de Henri Matisse


"Ensor com o chapéu florido" de James Ensor

Nenhum comentário:

Postar um comentário