quarta-feira, 13 de maio de 2009

Oficina de Artes: Colagem

A colagem é uma técnica que mistura pedaços de diferentes tipos de texturas e materiais, que colocados sobrepostos ou lado a lado, podem formar uma única imagem ou várias, depende do que se quer construir. Quem nunca ouviu falar em Pablo Picasso? Pois ele utilizava esta técnica em suas obras cubistas colando pequenos pedaços de jornal e letrinhas em suas obras.

A colagem é uma técnica muito divertida! Antes de apresentarmos a oficina para vocês, todos nós, os educadores, produzimos um vídeo no qual mostrávamos como foi feita a colagem que fizemos como exemplo, o primeiro passo foi imaginar o que gostaríamos de retratar através da nossa arte (nós imaginamos um coelhinho, em estilo toy art), depois foi procurar nas revistas elementos que poderiam compor o nosso coelho (achamos uma página em uma revista que tinha um monte de pêras, recortamos ela todinha para compor o amarelo do nosso coelho), em seguida, fomos escolhendo desenhos e cores nas revistas para compor o fundo, e por último colamos por cima do fundo alguns objetos que achamos que daria um toque especial! E além disso, mostramos trabalhos de diversos artistas contemporâneos que utilizam esta técnica, Beatriz Milhazes, Vik Muniz e Üzeyir Çaici.

Durante a oficina o procedimento foi simples: dividimos o pessoal em pequenos grupos e o objetivo era o mesmo para todos, juntar em uma mesma imagem outras imagens de origens diferentes, formando assim uma composição original e criativa, cada grupo ficou responsável pela elaboração, em conjunto, do que viria a ser a arte final. Confira as fotos das colagens produzidas durante a oficina.














Um comentário:

  1. ESTOU TRABALHANDO A ANÁLISE DE POEMAS COM ESTA TÉCNICA.
    ESTOU "LOUCA" PARA VER O RESULTADO FINAL...

    ResponderExcluir