terça-feira, 28 de novembro de 2006

Dia internacional de luta contra a Aids

Falando sobre prevenção:

Existe muita informação nos meios de comunicação, jornal, revista e televisão, mas ainda é um assunto difícil de se conversar.
Segundo Mayara e Maria o tema é discutido nas escolas, mas em casa às vezes da vergonha; quando falamos de prevenção à Aids acabamos tratando de sexualidade o que costuma ser um assunto difícil.
Maria fala da dificuldade de sairmos por aí perguntando sobre prevenção às DSTs e obtendo maiores informações sobre a sexualidade, segundo ela, as pessoas podem acabar interpretando mal- “…Elas acabam julgando você…”
As meninas afirmam que acham importante falar disso na escola e em casa, mas que na maioria das vezes o papo rola com as amigas, que também não sabem afundo sobre o tema, fica tudo na mesma barca furada…
Mayara e Maria acham que algumas pessoas acabam não usando a camisinha por considerá-la como um sinal de desconfiança.
Além disso, elas afirmam que apesar da camisinha ser de fácil acesso as pessoas acabam sentindo vergonha de pedir no posto. É importante pensarmos em estratégias para superar essa dificuldade, talvez ir com amigos(as) e pedir juntos(as) a primeira vez pode facilitar a resolver essa situação, uma outra dica segundo Renan é entrar no posto sem olhar na cara dos outros.
bem, seja de que forma for é fundamental usar a camisinha, não é mesmo!!!



Mayara dos Santos-15 anosMaria Avani - 14 anos


Abaixo vão as dicas do Renan sobre a Aids:


beber na mesma garrafa de um portador de HIV NÃO PEGA AIDS

A mãe contaminada pode passar para o feto no período gestacional.


A Aids Passa da Mãe para o bebê quando não tratada

Evitar comportamento de risco é sempre a melhor prevenção

Quando estamos na balada podemos acabar usando drogas em excesso (como o alcool) dificultando o nosso raciocínio, nos colocando dessa forma em perigo. "…A gente pode acabar transando sem camisinha e só perceber no dia seguinte…"

Fotos idealizadas, tiradas e modificadas por Renan -11 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário