sexta-feira, 17 de novembro de 2006

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - a galera se manifesta!!

Na semana do Dia da Consciência Negra um educador propôs de postar no blog um texto referente ao assunto, Bianca topou e depois em dias diferentes outras crianças e a dolescentes foram acrescentando seus comentários…
abaixo podemos acompanhar um pouco dessa conversa!!!
Você Acha que existe o preconceito no Brasil?
Bianca - eu acho que não acabou o preconceito porque ele infelizmente ainda existe. Podemos perceber isso nas escolas, nos supermercados e nos lugares chiques; isso está presente através das piadas, das indiretas e até pelo olhar das pessoas. Eu acho que isso existe desde a escravidão.
Noraldo - Eu acho que existe preconceito no Brasil sim, principalmente com os negros.

Antônio - Sim, concordo com o pessoal… Alguns negros nem conseguem emprego por causa de sua cor. Onde nasci, no Ceará, mais prá lá de fortaleza, ainda existe o trabalho escravo… Meu tio não conseguiu arrumar emprego na Barra Funda porque foi discriminado - o pessoal falou que ele não conseguiria a vaga porque era negro… Até na escola tem esse preconceito.

Jhonatan – eu concordo com a Bianca por que preconceito esta em toda parte, comigo todo mundo fica zoando só por que eu sou pequeno, mais eu não ligo- ás vezes eu acho um pouco legal, mas tem hora que eles só sabem magoar o coração dos outros como por exemplo quando me chamam de: Gigante, chaveirinho, pequinês e pitoco.

Alex - Acho que o Brasil um pais preconceituoso sim.

Jéferson - acho que existe muitos preconceitos pripalmentes em muitas baladas e shopping; os segurnças seguem agente para ver se vamos roubar alguma coisas também tem família preconceituosa eu mesmo já fui muito criticado por ser negro alem de ser negro sou gay e sofro principalmente com minha família que me critica muito.
Eeu queria que isso acabasse mas sempre tem que ter uma piada de alguém.
O que vc acha que a gente tem que fazer para combater o preconceito?
Bianca - Acabar com as piadas de mal gosto e com as indiretas.

Noraldo – Eu acho que uma das coisas que deveriam ser feitas a anos pras pessoas preconceituosas, era ficar de 6 meses até 2 anos na cadeia.

Antônio - tinhamos que nos tratar todo mundo com respeito, somos todos iguais. temos que combater a discriminação em qualquer lugar!

Jhonatan – isso é verdade Bianca por que os outros gostam de magoar os outros mais não gostam de ser magoados, isso é uma das coisas mais chatas que existe aqui no Brasil

Alex - Concordo com a Bianca, deveriamos mesmo acabar com as piadinhas preconceituosas, e acho que o Noraldo tem razão -punição de 7 meses a 3 anos pra quem discriminar.
Como fazemos pra isso acontecer???
Bianca - Todos que xingassem deveriam ser presos!!!

Jhonatan – Bianquinha desta vez eu não concordo com você, mais deveriam ter alguma sentença para isso por que isso já é uma injustiça, só por que um tem a pele diferente do outro isso não quer dizer que o outro é diferente. Somos iguais mesmo que um seja diferente do outro isso não quer dizer nada.

Noraldo – As leis deveriam ser mais justas!!!

Antônio - Na amizade temos que conversar uns com os outros, temos que fazer amizade com todo mundo desde criança. Se desde de criança brancos e engros conviverem juntos nas mesmas escolas o preconceito racial vai diminuir, nas escolas públicas e particulares.
O que você acha da lei n°10639 Essa lei estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica em todo o pais
Bianca -eu não conhecia essa lei.

Jhonatan –Eu acho que essa lei pode ajudar a combater o preconceito no Brasil.

Noraldo – Eu também não conheço essa lei, acho ela importante mas não acho que ela ajude a reduzir o preconceito

Antônio - Eu discordo do Noraldo e acho que essa lei pode reduzir o preconceito. Acho essa lei muito importante porque através dela acabamos tendo conhecimentos das nossas raízes, nossos ancestrais.

Alex - eu também não conhecia essa lei, e acho ela muito boa. Concordo com o Noraldo, acho que ela não ajudará a reduzir o preconceito
Você acha que é fácil ser negro no Brasil?
Bianca -é muito difícil, a gente tem que enfrentar muita coisa que não precisaríamos ouvir.
O mesmo jeito que os brancos aparecem na televisão, os negros poderiam também aparecer; quando eles aparecem, sempre estão morrendo ou são os bandido…

Noraldo – Eu acho que não, porque eles são muitos discriminado. e concordo com a Bianca, quando os negros aparecem na Tv sempre estão morrendo ou são os bandido…

Antônio _-acho muito dificil, os negros são discriminados no mercado de trabalho. Em qualquer trabalho: Motorista, motociclista em qualquer trabalho.

Jhonatan – Não porque todo mundo fica zoando, só porque a cor é diferente.

Alex - Não, não é nada facil: A gente tem que aguentar muita coisa chata
Qual a importância de ter um dia para celebrar a Consciência Negra?
Bianca - Eu acho que é importante mas essa pergunta é muito difícil, (nessa hora Jéferson, amigo de Bianca, ajuda a responder)

Jeferson - eu acho importante porque o Brasil é um pais muito preconceituoso. Os brancos são muito racistas, principalmente os ricos.

Noraldo – Isso e uma coisa muito importante e principalmente para os negros

Antônio - Acho que esse dia é importante pra todo mundo, não só pros negros, somos descendentes e nem todos os brancos são flhos de brancos. Essa data é importante para relembrarmos nosso passado, nossa cultura e história; elas nos ensina que não devemos ser todos iguais e que temos uma cultura rica e muito importante. Os negros tem que se orgulhar de sua raça e não querer ficar igual aos brancos como o Michael Jackson.

Jhonatan – a importância da consciência negra é respeitar os negros. Alguns brancos consideram os negros uma catástrofe: quando os negros aparecem na Tv a maioria das vezes são mostrados como escravos, ladrões,etc; claro que existe exceções como o Foguinho da novela Cobras e Lagartos. Temos que considerar os negros como iguais a nós. Todo mundo é igual não importando suas características físicas. Ninguém é melhor que ninguém.

Alex - acho muito importante, porque o Brasil é muito racista.
O que você acha que poderíamos fazer para ter uma sociedade menos preconceituosa? Jeferson - eu acho que todo mundo tem que saber que somos iguais, não importa a cor e sim o que a gente é !!!

Alex - Concordo com o Jeferson!!!

Antônio - Cada um respeitar a cor do outro

desenho feito por Rodolfo Teixeira -12 anos.






Um comentário:

  1. poskapsoa

    Soo kee oo Brasil ehh melhorr kee oo Estadoss unidoss

    laa ehh FhoDaa

    ResponderExcluir