sexta-feira, 20 de maio de 2011

Desenhos de Fractal

   Quem já ouviu falar em Fractal?




   Bem, o conceito de fractal é utilizado para medir o tamanho de objetos para os quais as definições tradicionais, baseadas na geometria euclidiana, falham.

   Você deve estar pensando "Isso deve ser um saco, acho que vou olhar meu Orkut". Para quem pensou isso eu peço um segundo...

Akiyoshi Kitaoka
   Então, não é preciso ser matématico e nem ser um gênio das artes para fazer esses desenhos psicodelicos que exigem apenas criatividade e muito lápis de cor.

Maurits Cornelis Escher


   Foi com esse espírito que as crianças do projeto Clicar assistiram à uma apresentação dos trabalhos dos artistas  Akiyoshi Kitaoka e M.C. Escher, dois mestres da ilusão de ótica, e mais alguns vídeos que misturam música com figuras fractais. Após essa sessão de inspiração, todos foram para a mesa de artes e foi proposto um modelo de fractal que consiste em sucessivas subdivisões, como podemos notar na figura inicial do texto em que, a partir de um triângulo, replicamos sua forma infinitamente.

   Vamos às produções das crianças do Clicar:








As maiores dificuldade foram na utilização da régua que exigiu o auxílio dos educadores, mas na hora de pintar, a emoção foi o guia. E mandaram muito bem, percebendo que o intuito é causar sensações e que o certo e o errado são só questões de conservadorismo.






   Fica a dica para quem quiser se aventurar...
   Até a próxima!

Um comentário: