quarta-feira, 10 de março de 2010

Oficina de Ciências com monitoria: Câmara Escura

Hoje nós tivemos outra oficina de Ciências aqui no Clicar, a monitora Márcia veio nos explicar como funciona uma câmara escura, para isso ela trouxe até o espaço do Clicar a câmara escura da Estação Ciência.
Primeiro, a Márcia mostrou um vídeo do programa educativo "O Mundo de Beakman", onde este personagem abordava conceitos científicos de uma maneira divertida e lúdica, realizando diversas experiências. Uma delas foi exatamente a câmara escura.

Depois ela mesma nos explicou como funciona esta experiência: quando as imagens dos objetos iluminados entram em um lugar escuro através de um buraco bem pequenininho e se refletem em um papel translúcido que está a uma certa distância deste buraquinho então vemos estas imagens invertidas, porém com as suas próprias cores e formas! E também nos contou que é assim que nós enxergamos as coisas, pois o nosso olho funciona como uma câmara escura!

E o mais legal foi que depois que ela nos explicou nós pudemos não só ver a prática na câmara escura da Estação Ciência como cada um construiu sua própria câmara para levar para casa!!!

Veja abaixo as fotos da oficina e o vídeo que a Márcia mostrou:

A Márcia explicando como a câmara funciona.

Cada um pôde observar na câmara escura da Estação Ciência.

O Lucas olhando através de sua câmara escura.


O vídeo do Beakman no YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário