sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Viva a criatividade! Oficina de Pintura com Bolinha de Gude

  Todo mundo sabe o que é bolinha de gude, né? Mesmo quem nunca brincou com uma,  assim como algumas meninas, sabe o que é e para que serve! Para quem não sabe, elas são normalmente feitas de vidro e sua origem é tão antiga quanto as grandes civilizações. Algumas descobertas chegam a 3000 anos antes de Cristo. Ou seja, é uma brincadeira que existe há pelo menos uns cinco mil anos. É muito tempo.
  Mas a questão aqui é a seguinte: essas bolinhas servem para brincar, não é? Foram criadas para serem usadas em brincadeiras ao ar livre em suas diversas modalidades. Concordam? Quem discordar não está de todo errado, e vou mostrar o porquê...
Na última semana fizemos uma atividade um pouco diferente, na qual usamos as tão comentadas bolinhas de gude. Mas não pensem que brincamos com essas bolinhas do mesmo modo que as crianças  do desenho acima. Elas foram usadas para colorir. Isso mesmo! Colorir. Como? Antes de explicarmos, vejam alguns resultados:


  Pois bem, para chegarmos a tais resultados utilizamos tinta guache, caixas(podem ser usadas caixas de sapato),  cartolinas cortadas no tamanho das caixas, recipientes rasos(pode ser bandejinha de frios comprados no supermercado, ou a própria tampinha da tinta),  as bolinhas de gude e criatividade à vontade.


  Antes de tudo escolhemos as tintas nas cores que usaríamos na atividade; despejamos um pouco no recipiente; colocamos a bolinha dentro até que ela fique bem molhada de tinta; colocamos a folha dentro da caixa; por último colocamos as bolinhas dentro da caixa, com cuidado para não manchar muito a folha, e mexemos para alcançar as formas que desejamos.
  Os resultados são os mais inusitados, mas todos muito interessantes. O que vale é dar asas à imaginação. Experimentamos muitas cores e misturas. Fica a dica para quem quiser aventurar-se...

2 comentários:

  1. Adorei! parabéns...Vania

    ResponderExcluir
  2. muito bom! Estou fazendo um trabalho acadêmico sobre isso e é muito bom para trabalhar com as crianças.

    ResponderExcluir