terça-feira, 15 de agosto de 2006

Experiências de dar Choque

Cristiano dos Anjos tem 20 anos e é freqüentador do projeto Clicar desde o tempo em que o clicar se situava no piso superior da Estação Ciência (1997).

foto do Cristiano e Marcelo se preparando para cantar uma opereta
A foto foi pintada digitalmente por Cristiano


Dentro do Projeto Clicar, ele gosta de usar o computadores, jogar dominó, Banco Imobiliário, War e de todos os outros jogos de tabuleiro oferecidos.
Hoje ele vai explicar a experiência realizada pelo educador Marcelo, que aconteceu no dia 9 de Agosto de 2006.

A experiência era sobre a energia elétrica

Em primeiro lugar, antes de apresentar a experiência, conversamos sobre as diversas formas que o homem utiliza para extrair a energia que usamos diariamente. Descobrimos que ela pode ser retirada: da água - como no caso das hidrelétricas, do carvão, do sol, da nuclear, do vento e da energia química - como no caso das pilhas e baterias.

Depois, discutimos algumas formas de formar uma corrente elétrica. O educador Marcelo explicou que no experimento o ímã, quando girado rapidamente, gerava uma corrente elétrica que era distribuída para os fios. As usinas de energia hidráulica funcionam utilizando o mesmo princípio, só que em vez de alguém girando o ímã, temos a água que movimenta as turbinas - quanto mais rápido elas giram, mais intensa a energia produzida.

José de Lira fazendo as lâmpadas se acenderem

No experimento que o Marcelo trouxe deu pra ver direitinho, já que quando o pessoal girava a manivela as lâmpadas se acendiam!!!

Cristiano gostou muito do experimento

“… O que mais gostei foi de aprender sobre como podemos extrair energia. Achei muito interessante, e gosto do espaço do Clicar e da Estação porque acabo aprendendo várias coisas novas…”

Nenhum comentário:

Postar um comentário